sábado, 2 de junho de 2012
Crodowaldo Pavan
Crodowaldo Pavan nasceu em Campinas e passou a infância em Mogi das Cruzes. Filho de um fabricante de porcelana, mudou-se para São Paulo, onde em 1937 ingressou na Universidade de São Paulo, na qual se formou em biologia pelo Instituto de Biociências. Mais tarde, realizou doutorado em sua especialidade, a genética de populações.
Em 1945, fez pós-doutorado na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, onde voltou diversas vezes colaborando em pesquisas de diversas instituições, ficando conhecido internacionalmente.
Seus estudos sobre a mosca brasileira Rhynchosciara angelae - descoberta por ele em 1951 - são considerados a maior contribuição de um brasileiro para as operações dos genes dentro das células. A pesquisa reorientou a genética mundial, ao provar que os cromossomos não são constantes, ou seja, modificam-se. Pavan complementou esse esforço com a análise de genes e cromossomos de uma grande variedade de espécies exóticas, como os bagres cegos, habitantes de rios subterrâneos. Com isso, colocou-se entre os pioneiros da ecologia, contribuindo para a consolidação dessa área de pesquisa como uma nova ciência. Dedicou-se a pesquisas no Instituto de Ciências Biomédicasda USP, mesmo aposentado. |Morreu com 89 anos.
O grupo escolheu Crodowaldo Pavan como patrono porque ele foi reconhecido internacionalmente por derrubar a teoria da constância de DNA, sendo considerado pelo Brasil um dos pais da genética no país. Foi um líder nas maiores instituições do país e também formou diversos pesquisadores no Brasil e nos Estados Unidos.
O grupo acredita que ele foi um grande pesquisador, e contribuiu para a genética, promovendo mais estudos nessa área.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário